terça-feira, 8 de março de 2011

150 Anos da Unificação da Itália

Grandes comemorações na Itália e no mundo para celebrar os 150 anos da Unificação Italiana.



O "Gran Banchetto Unità d'Italia" é composto de um "almoço de gala" com quatro originais menús (menú Mazzini, menú Garibaldi, menú Cavour e menú Vittorio Emanuele II) idealizados pelo chef ferrarês, Marco Jannotta, para evocar com os saboreas de pratos regionais, as localidades onde vivei e combateu Giuseppe Garibaldi, "l'Eroe dei Due Mondi"; o Piemonte e a Savóia que viram o Rei Vittorio Emanuele II como primeiro Rei da Itália Unificada, a Liguria do republicano e revolucionário Mazzini e Torino, cidade onde vivei o grande estadista Camillo Benso Conte di Cavour.
Ao lado do chef, o sommellier Federico Pellegrini, proprietário da mais antiga osteria do mundo, Al brindisi, em Ferrara (citada por Ludovico Ariosto em "Lena", em 1435) que harmonizará os vinhos aos pratos e os contextualizará com histórias e anedotas para o prazer dos comensais.

O arquiteto Alberto Squarcia, curador do evento, lerá durante o banquetes, frases célebres dos quatro principais protagonistas da Unificação, acompanhadas peço músico Eugenio Squarcia.
Após o banquete, o "Concerto per l'Unità d'Italia" com a execução de trechos de obras de música popular regional, famosas na época, na voz do soprano Martina Zambelli acompanhado pelo pianista milanês Alessandro Commellato. O evento foi uma criação do Studio Archeo900 para o 150° aniversário da Unità d’Italia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário