Um blog de Cultura Gastronômica e Cultura em lato senso. Um pouco das minhas paixões:cozinha, livros e arte.Fruto de pesquisas acadêmicas, de pesquisas diletantes e de muito prazer.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Língua com ervilhas
Esse foi o prato servido no almoço do Dia dos Pais.
Ingredientes:
1 língua bovina
1 cebola pequena ralada
3 dentes de alho picados
6 folhas de louro
1 colher de chá de pimenta calabresa moída
sal a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
100 ml de vodka
1 xícara de ervilhas frescas em grão
Modo de preparar:
Lave bem a língua e coloque-a numa panela grande com bastante água e 3 folhas de louro. Deixe cozinhar por 45-50 minutos; retire a língua da panela, deixe esfriar um pouco e descasque-a totalmente, eliminando, também, o excesso de gordura na parte inferior.
Em outra panela, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola até que amoleça, acrescente o alho picado, a pimenta calabresa, 3 folhas de louro e refogue bem. Em seguida, coloque a língua descascada, doure-a de todos os lados, acrescente a vodka, vire a língua mais uma vez e cubra-a com água. Reduza o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas. Fique atento e acrescente mais água sempre que precisar, cuidando também para que a língua não grude no fundo da panela. Assim que a carne estiver bem macia, retire a língua da panela, aumente o fogo e reduza o molho à metade. Fatie a língua, coloque as fatias no molho, acrescente as ervilhas e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva com purê de batatas e arroz branco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente Receita
ResponderExcluir