sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Escargots em Paris

Achados arqueológicos no norte da África e na Europa atestam que desde a pré-história o homem consome um tipo de caracol comestível, mais conhecido como escargot. Na antiguidade, os gregos e romanos também se alimentavam desse animal. Mas, para esses últimos, o consumo de escargots era feito somente quando havia uma vitória em suas batalhas, como uma forma de comemorar o feito.
Já na Idade Média, os franceses estocavam os escargots nos conventos para que fossem consumidos nos períodos de escassez alimentícia. Há também relatos de que marinheiros franceses, espanhóis e portugueses levavam escargots em tonéis de madeira durante suas viagens, para que pudessem ser consumidos como carne fresca.
O escargot, apesar de sua aparência um tanto rústica, é considerado uma iguaria símbolo de requinte e sofisticação. Normalmente é servido como prato de entrada. A variedade mais utilizada na gastronomia é a Helix Pomathia, cultivada primeiramente pelos franceses da região de Borgonha.
Para obter o melhor de seu sabor, durante o processo de criação os animais são selecionados, lavados, tendo suas conchas cuidadosamente escovadas. Eles são alimentados com folhas de vinhas e, em seguida, submetidos a jejum completo durante cinco dias. Durante esse período de jejum, os animais são inspecionados e higienizados diariamente, o que lhes garante um sabor único, especialmente quando consumidos frescos.

ESCARGOTS A BORGUIGNONNE
Ingredientes:
48 escargots grandes pré-cozidos
48 conchas de escargots vazias e limpas
450 gramas de manteiga
Sal e pimenta do reino moída a gosto
farinha de rosca
1 xícara de salsa picada

Modo de preparar:
Colocar em uma tigela 400 gramas de manteiga (se a manteiga estiver muito dura, aquecer levemente), juntar o sal, a salsa, a pimenta e os outros condimentos, misturando até obter uma pasta homogênea. A seguir, colocar, em cada uma das conchas vazias, um pouco desta pasta, depois um escargot, e fechar com outra porção da pasta de manteiga. Cobrir com farinha de rosca. Levar ao forno convencional quente por mais ou menos 10 minutos, e servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário