www.artereligiao.blogspot.com
Os doces conventuais são bocados divinos caídos do céu para o deleite do nosso paladar. As antigas receitas eram segredos muito bem guardados no interior dos conventos femininos de clausura. com o passar do tempo, esses segredos foram revelados ao mundo, e hoje, esses doces são confeccionados e comercializados pelas melhores confeitarias do mundo.
Sem dúvida, dentre os doces conventuais, o mais famoso deles, e talvez o mais popular, é o Pastel de Santa Clara.
Esse doce é, também, o mais popular dos doces conventuais de Coimbra, estando associado ao convento do mesmo nome. Fundado no século XIII, o Convento de Santa Clara-a-Velha gozou da especial proteção da rainha Santa Isabel que ali passou parte de sua vida, e também foi olar de Inês de Castro. Devidos às cheias do rio, foi abandonado em 1677 e as religiosas mudaram-se para o convento de Santa Clara-a-Nova, onde se encontra o túmulo da rainha-santa.
Nos séculos passados, as religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar roupas e para preparar hóstias, e acabaram por inventar receitas com as abundantes gemas que sobravam. Conta-se, em Coimbra, que as irmãs mais velhas ao ensinar outras freiras a preparar a massa do doce, diziam que a massa deveria ser esticada tanto, ao ponto de deixá-la tão fina que se pudesse ler uma carta colocada debaixo dela.
Mosteiro de Santa Clara a Velha, Coimbra
Ingredientes:
300 g de massa fillo
margarina derretida
Para o recheio:
100 g de amêndoas sem pele e moídas
9 gemas
250 g de açúcar
1/2 copo de água
Não se consegue ler a receita
ResponderExcluirAs letras estão brancas.
Assim não se pode tirar a receita
BOLAS
Ingredientes:
ResponderExcluir300 g de massa fillo
margarina derretida
Para o recheio:
100 g de amêndoas sem pele e moídas
9 gemas
250 g de açúcar
1/2 copo de água
Modo de preparar:
Levar ao fogo o açúcar e a água e deixar ferver até formar uma calda espessa. Retirar do fogo, colocar as amêndoas, as gemas levemente misturadas mexendo vigorosamente para não talhar. Voltar ao fogo brando e sem parar de mexer, deixar engrossar até aparecer o fundo da panela. Deixar esfriar. Descongelar a massa fillo conforme instruções do fabricante. Separar duas folhas: pincelar a primeira com margarina derretida e cobrir com a outra folha. Cortar discos maiores que a forminha, forrar a forminha, colocar o recheio e tampar com o outro disco. Pincelar margarina derretida e levar para assar em forno pré aquecido 180º até que fique dourado. Depois de assado e frio, polvilhe com canela e açúcar.
Obrigada!
Excluirvou ter de experimentar fazer esta receita. o meu marido e outros familiares lembram se destes bolos serem muito vendidos na zona das caldas da rainha e lisboa como um doce de coimbra. mas agora nunca encontro a venda. e ainda este fim de semana passado fui ao convento de alcobaça onde estava um evento de doces conventuais inquiri a banca de coimbra que me fez uma cara de paisagem quando lhes perguntei sobre estes pasteis de santa clara. dissem nunca terem visto. e intrujaram me com uns pasteis de massa rija nada parecidos. sera k me podem ajudar para saber onde se ainda vendem?
ResponderExcluir@instagram tem
ExcluirTá muito lindo. Parece gostoso.
ResponderExcluirDevem ser uma delícia 🙌🙏
ResponderExcluirSe não e pra compartilhar a receita porque posta guarda só pra vc ...
ResponderExcluir