sábado, 1 de outubro de 2011

Louça da Nobreza Brasileira III - Marquês de São Vicente


Serviço em porcelana de Limoges, séc. XIX

José Antônio Pimenta Bueno, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de São Vicente, (Santos,  4 de dezembro de 1803 — 19 de fevereiro de 1878) foi um magistrado e político brasileiro. Casou-se com Balbina Henriqueta de Faria e Albuquerque. Bacharel em Direito pela primeira turma da tradicional Faculdade de Direito de São Paulo, foi o nome mais destacado da turma. Agraciado como dignitário da Imperial Ordem da Rosa, em 1838, por serviços prestados em Mato Grosso. Foi residente da província de Mato Grosso de 1836 a 1838, Deputado geral de 1845 a 1847, Presidente da província do Rio Grande do Sul em 1850 e Senador do Império do Brasil de 1853 a 1878.

busto do Marquês

O atual Parque da Cidade, no Rio de Janeiro, no bairro da Gávea  abrigava a residência de verão do Marquês de São Vicente, construída em 1809. A casa situava-se em local mais elevado, aos fundos do parque, onde atualmente funcionar o Museu Histórico da Cidade. A propriedade se estendia até a Vista Chinesa. Em 1939 a família Guinle repassou o imóvel ao governo do Distrito Federal, que então determinou sua conversão em parque público. Em 1948, o Museu foi transferido para a sede da propriedade.


O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro proporciona ao público, além de uma exuberante área verde e uma vista panorâmica da zona sul, um vasto acervo bibliográfico, documental e museológico; um importante registro sobre a cidade do Rio de Janeiro, que inclui mobiliário, numismática e armaria, entre outros itens como esculturas, porcelanas, pinturas, gravuras e fotografias; e obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Eduardo de Martino, Príncipe Adalberto da Prússia, Ignácio Zulloaga, Glaziou, Victor Meirelles, Augusto Malta e Marc Ferrez; além de acervo dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto e Carlos Sampaio. Destaque, também, ao trono de D. João VI, esculturas do Mestre Valentim e gravuras de Debret.


Nenhum comentário:

Postar um comentário