domingo, 10 de agosto de 2014

Moldes para manteiga



Vivemos hoje a era das formas de silicone, a maioria delas made in China, com os mais variados tamanhos, formatos, cores e preços. Inclusive forminhas para manteiga, mas para porções individuais, se você quer dar um charme ao seu evento, seja ele café da manhã, lanche ou jantar. mas nem sempre foi assim...



Moldes de manteiga foram esculpidos pelo menos desde o século XVII como uma forma decorativa e de identificação da procedência da manteiga. Belos exemplos ornamentados são abundantes nos países germânicos onde era uma arte popular, especialmente esculturas em madeira. Os moldes foram esculpidos originalmente pelos agricultores para uso próprio, por vezes, incluindo as suas siglas e símbolos heráldicos, mas principalmente para retratar o mundo pastoral e simples ao seu redor: animais de fazenda, pássaros e outras criaturas selvagens, flores e frutas realistas e estilizadas. 






Os imigrantes levaram a arte da escultura dos moldes para os Estados Unidos e com eles a tradição continuou naquele país até que a necessidade desses moldes foi tão grande que, no século XIX, as fábricas começaram a produzir moldes de madeira com tornos e outras ferramentas para economizar tempo e esforços. Seu custo original de cinco ou dez centavos por peça hoje são vendidos em leilões e lojas de antiguidade de 300 a  400 dólares por peça. Dependendo da originalidade e estado de conservação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário