domingo, 10 de agosto de 2014

Qatayef ou ataife de nozes

Adoro esse doce. Lembra a minha adolescência em Curitiba. Tínhamos vizinhos árabes que preparavam-no muito bem, e sempre nos davam uma bela porção. Era sublime. Também na adolescência, costumava comer qatayef no restaurante Oriente Árabe, um clássico da capital paranaense, que acredito ainda esteja aberto.
Todavia, aqui no Rio, embora o número de restaurantes árabes seja muito grande, nunca consegui comer. Nenhum deles prepara essa joia da doçaria árabe, perfumada de oásis e jardins exóticos, e dourada como o sol do deserto.

Água de flor de laranja: ingrediente fundamental da doçaria árabe

Viajando pela net, numa pesquisa que nada tinha a ver com o referido doce, deparei-me com uma receita. O blog visitado (http://fragoleefarfalle.wordpress.com/category/lebanese-cuisine/) oferece uma receita perfeita, aprovadíssima. Eu fiquei bastante tentado a prepará-lo e, para testar, fiz apenas meia receita, mas já me arrependi, pois o resultado foi fantástico, e os doces ficaram para lá de bons. Sem falsa modéstia.


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite mornou ou temperatura ambiente
1 colher de sopa de açúcar
1 tablete de fermento químico para pão de 15g

Recheio
250 g de nozes trituradas
2 colheres de sopa de água de flor de laranja (maizaar)
1 colher de sopa de açúcar

Calda
250 ml de água
1/2 kg de açúcar
algumas gotas de limão
água de flor de laranja a gosto

Modo de preparar

Dissolva o fermento com a colher de sopa de açúcar, misture a farinha e o leite, e bata tudo no liquidificador ou no mixer até obter uma massa lisa e semelhante à massa de panqueca, com a formação de bastante bolhas. Despeje em uma tigela, cubra com um pano e deixe crescer por 2 horas, em local seco. Triture as nozes, misture o açúcar e a água de flor de laranja e reserve. Prepare a calda de açúcar, dissolvendo o açúcar na água com algumas gotas de limão, e ferva em fogo baixo até reduzir pela metade. Ao final dessa operação, acrescente a água de flor de laranja e reserve.
Transcorrido o tempo de crescimento da massa, ou seja, aquelas duas horas, você verá uma massa cheia de bolhas de ar. Quanto mais bolhas se formarem, melhor ficará a massa. Aqueça uma frigideira antiaderente, e com o auxílio de uma pequena concha, derrame porções da massa na frigideira, aplaine com a concha e deixe ficar bem dourada a parte em contato com a frigideira. Você verá que automaticamente a parte de cima ficará também cozida, mas não dourada. Frite todos os discos de massa, espere esfriar um pouco, e depois recheie-os com uma colherada abundante do preparado de nozes. Dobre ao meio, como se fosse um pastel, e aperte as extremidades com as pontas dos dedos para lacrar os qatayefs. No momento de servir, regue o doce com abundante calda de açúcar, e se prepare para mergulhar numa atmosfera de mil e uma noites. Depois me conte o resultado...


Preparação do qatayef na cidade velha de Sidon, Líbano, durante o mês do Ramadã
Foto de Mohamad Torokman/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário