sábado, 2 de outubro de 2010

XXX Festival de Gastronomia de Santarém - Portugal

De Trás-os-Montes ao Algarve e sem esquecer os Açores e Madeira, Portugal inteiro vai juntar-se à mesa na 30.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, de 16 de Outubro a 1 de Novembro, na cidade de Santarém.


O mais antigo festival de gastronomia do país, é "um espaço para celebrar as receitas portuguesas, com um toque de criatividade", explicou Manuel Rasteiro, da organização.

O festival é promovido pela Câmara de Santarém e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.



Todas as regiões turísticas do país estão representadas, bem como várias escolas de hotelaria. Os doces conventuais, o artesanato regional e a animação musical têm também espaço garantido. Cada região apresenta a sua gastronomia num almoço típico no salão, ao passo que as "tasquinhas" servem os petiscos nas antigas cavalariças.

A abrir o cartaz, está previsto um almoço evocativo do centenário da República, confeccionado pelos chefes das equipes olímpicas de cozinha, Paulo Pinto e António Bóia. Estes especialistas vão também fazer demonstrações de pratos que participaram em concursos internacionais, no espaço do Podium Olímpico (nos dias 16, 17, 23 e 24 de Outubro).

Nesta edição comemoram-se os dez anos da elevação da gastronomia portuguesa a Patrimônio Cultural e para premiar o melhor petisco vai haver o II Concurso do Petisco das Tasquinhas. Os visitantes elegem o premiado, a divulgar a 1 de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário