domingo, 24 de junho de 2012

Madalena de carne moída


Madalena: em Curitiba, nos meus tempos de criança, assim era chamado esse prato, que na verdade é o precursor do escondidinho, iguaria bastante apreciada hoje e presente em 9 a cada 10 botequins Brasil afora. Simples, deliciosa, na media certa: purê de batatas, carne moída, queijo ralado. Comfort food, comida de alma,como diria Nina Horta. Exaustivas foram as pesquisas, mas não consegui descobrir a origem do nome desse prato.
Resolvi preparar Madalena hoje, dia 24 de junho, dia de São João, dia de festa junina, aniversário de meu falecido pai,. que, por acaso, chamava-se João. Sabor de infância, sabor caipira, sabor de inverno, inverno ameno aqui na Cidade Maravilhosa, com termômetros na marca dos 24º C hoje.


Ingredientes

Para o purê de batatas:

500 g de batatas
3 colheres de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
uma pitada de noz moscada
leite
3 ovos cozidos
200 g de queijo mussarela fatiado

Cozinhe as batatas, escorra a água, descasque-as e passe-as pelo espremedor. Aqueça uma panela, adicione a manteiga, as batatas amassadas, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada, adicione o leite, o queijo parmesão ralado e mexa com um fouet até ficar bem liso e homogêneo. Reserve.


Recheio:

500 g de carne moída de patinho
2 dentes de alho picados
azeitonas verdes fatiadas a gosto
3 colheres de sopa de molho de tomate
sal e pimenta calabresa moída a gosto

Aqueça o azeite na panela, dure o alho, adicione a carne moída, refogue até tomar cor, adicione o molho de tomate, tempere com sal e pimenta, junte as azeitonas e deixe cozinhar. Desligue o fogo e reserve.


Montagem

Unte uma forma refratária com azeite de oliva e salpique com farinha de rosca. Faça uma camada com o purê de batatas, cubra com a carne moída, cubra a carne com o queijo mussarela fatiado; faça uma nova camada de purê de batatas, polvilhe a superfície com uma generosa camada de farinha de rosca e queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º. Asse até que fique bem dourado e sirva com arroz branco.



2 comentários: