Pois bem, mais uma tentativa de fazer dieta. Já fiz tantas em minha vida que até já perdi as contas de quantas foram. Algumas com sucesso e tantas fracassadas. Com exercício e sem exercício. Mas todas elas, as dietas, são sinônimos de privação. Algo tem que ser deixado de lado, quando não, muitas coisas. Mas faz parte.
A do momento é a Dieta do Dr Dukan, ou a Dietas das Francesas, que emagreceu a princesa Kate e outras tantas celebridades. Mas viajando pela net, descobrimos uma centenas de pessoas comuns que estão seguindo a dieta e que estão logrando êxito. Espero, brevemente, estar entre elas.
São 3 fases, pra quem nunca ouviu falar da dieta:
Fase 1 - Ataque: somente proteínas puras e nada mais.
Fase 2 - Cruzeiro: Proteínas e legumes e verduras
Fase 3 - Consolidação: Proteínas, verduras e legumes, 1 fruta e 1 carboidrato.
A meta é emagrecer 20 kg e manter-me assim.
Essa é uma receita para a fase 1:
Ingredientes para 2 pessoas:
600 g de bacalhau limpo e dessalgado
200 g de requeijão cremoso 0% gordura
50 ml de iogurte natural 0% gordura
salsinha picada a gosto
2 claras batidas em neve
2 gemas
3 colheres de sopa de farelo de aveia
pimenta a gosto
Modo de preparar:
Afervente o bacalhau já limpo e dessalgado e corte em lascas grandes. Misture o requeijão cremoso, o iogurte e a salsinha, tempere com pimenta a gosto (usei calabresa moída). Incorpore bem os ingredientes, adicione as duas gemas e misture. Bata as claras em neve, bem duras, e assim que estiverem bem firmes, incorpore à mistura do bacalhau, suavemente. Coloque toda a mistura em uma forma refratária (usei uma de silicione) e cubra a superfície com o farelo de aveia. leve ao forno a 200º por 20 minutos, ou até que a casquinha superior esteja dourada e crocante.
Resultado: dá para ser muito feliz com 0% de gordura e comendo só proteínas sem renunciar ao sabor.