AFOGADO – receita tradicional da cidade de São Luiz do Paraitinga – São Paulo
A Festa do Divino Espírito Santo é uma festividade de origem portuguesa trazida para o Brasil no século XVI. É uma festa móvel, comemorada cinqüenta dias após a Páscoa no dia de Pentecostes. Tem como símbolo principal uma bandeira vermelha com uma pomba branca no centro, representando o Divino Espírito Santo. A cor vermelha da bandeira simboliza o fogo que se refere à forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos e à Virgem Maria no cenáculo.
São Luís do Paraitinga localiza-se no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. No final do século XVIII, a região do Vale do Paraíba era a mais povoada da Capitania de São Paulo e ponto de passagem na penetração para o interior, quando os Bandeirantes iam ao sertão à caça de índios, pedras e metais preciosos. A Festa do Divino é a principal festa do calendário da cidade, e na ocasião acontece a distribuição de Afogado aos participantes dos festejos.
Ingredientes:
¼ de xícara de azeite de oliva
¼ de xícara de azeite de oliva
2 colheres de sopa de alfavaca (manjericão grande) picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de hortelã picada
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de chá de sal
1 kg de acém cortado em cubos pequenos
100 g de toucinho fresco cortado em cubos
3 litros de água
2 dentes de alho
1 cebola grande picada
2 folhas de louro
1 pitada de colorau
Modo de Preparar:
Frite a carne no azeite até dourar. Acrescente o toucinho, a cebola, o colorau, o sal, o alho, o louro e a água. Deixe cozinhar em fogo alto por 2 ou 3 horas, ou até que a carne fique macia e desfiando. Se necessário, junte mais água (sempre quente). Quando estiver no ponto, prove o sal, adicione a alfavaca, a cebolinha, a hortelã e a salsa, mexa e sirva.
receita do livro O Céu na Boca
Nenhum comentário:
Postar um comentário