domingo, 5 de dezembro de 2010

Bacalhau a Lagareiro


Sábado, hora do almoço. Um dos melhores programas do Rio de Janeiro é ir até o Campo de São Cristovão e entregar-se aos prazeres da cozinha portuguesa. O local é o Adegão Português, fundado há 42 anos e com muita gente ilustre na galeria de seus clientes.
O bolinho de bacalhau é indescritível: difícil é resistir e não comer muitos deles.]
Pedimos o Bacalhau a Lagareiro, também maravilhoso. Eu recomendo. Mas pra quem não puder ir até lá, e ficou com vontade, segue a receita, não do restaurante, mas outra, que pesquisei na net.

Bacalhau à LagareiroPara 4 pessoas
INGREDIENTES:
2,400 kg - 4 Lombos de Bacalhau Dessalgado
( ou 2 kg de Lombos de Bacalhau Salgado e Seco )

1 xícara de leite
4 dentes de alho, cortados em rodelas finas
sal e pimenta do reino a gosto
suco de 1 limão
2 ovos batidos
farinha de rosca (pão ralado) para envolver
2 colheres de sopa (30g) de manteiga de leite
1 ³/4 xícara de azeite extra-virgem




MODO DE PREPARAR:( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )Colocar os lombos de bacalhau em um refratário com água a ferver por 5 minutos. Retirar as peles e os espinhas e cortar cada lombo em 2 postas. Em uma travessa, colocar o bacalhau, regar com leite, temperar com alho em rodelas, sal ,pimenta do reino e o suco de limão e deixe de molho por 2 horas.
Pré-aquecer o forno em temperatura média (180°C). Escorrer as postas de bacalhau, reservando o leite.  Passar nos ovos batidos e, em seguida na farinha de rosca, procurando envolvê-los por completo. Distribuir as postas de bacalhau em uma travessa (que possa ser levada ao forno), colocando sobre cada um deles um pedacinho de manteiga.
Regar com um pouco de azeite, mas sem cobrir as postas de bacalhau, e com 2 colheres(sopa) do leite reservado.
Levar ao fogo e assar, regando de vez em quando com o molho que se forma no fundo da travessa, até o bacalhau ficar bem dourado. Retire do forno e sirva com Batatas a Murro e salada.

Um comentário:

  1. Olá,boa tarde.

    Um grande prazer compartilhar da sua entrevista

    assistindo o programa "Sem Censura".

    Parabéns.

    Um grande abraço da Áurea.

    ResponderExcluir