quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dia da Imaculada Conceição - 8 de dezembro

Torta Santa Maria
Receita de origem desconhecida

Ingredientes
400g de açúcar
400g de manteiga
4 ovos
400g de farinha de trigo com fermento
250ml de leite
1 coco seco ralado

Ingredientes para a calda
1 xícara de açúcar
½ xícara de água
5 gemas sem pele
200ml de leite de coco fresco

Modo de preparo
Bater a manteiga, o açúcar e os ovos. Acrescentar pouco a pouco o leite e a farinha de trigo. Untar a forma com manteiga e farinha de trigo. Colocar uma camada de massa, uma camada de coco ralado, mais uma camada de massa. Levar ao forno pré-aquecido por 25 minutos. Colocar água e açúcar no fogo, deixar engrossar. Desligar o fogo, deixar esfriar. Acrescentar o leite e a gema, batendo suavemente.



As preces de Sant’Ana
A festa da Imaculada Conceição de Maria teve origem na Igreja de Jerusalém, onde era viva a memória da casa natal da mãe de Jesus, nos arredores da Porta Probática, ou das Ovelhas.
No jardim da referida casa, numa tarde, Sant’Ana, ao observar um ninho de pássaros sobre uma árvore de louros, desabafava com os passarinhos a sua amargura por ter chegado à velhice sem procriar. E eis que um anjo do Senhor apresentou-se a ela, dizendo: “Ana, Ana! O Senhor Deus ouviu as suas preces. Conceberás e darás à luz, e de tua prole, toda a terra falará!”. Assim, de São Joaquim e Sant’Ana, foi gerada, de modo imaculado, a Mãe de Deus.
A solenidade começou a ser celebrada em Roma, no século VII, pelo papa ítalo-sírio Sérgio I, oriundo da Sicília bizantina. Em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, o papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Maria.

De: O Céu na Boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário