quinta-feira, 24 de março de 2011

Coelho à caçadora

Eis a primeira receita para o Outono. O coelho à caçadora é um prato presente nas cozinhas tradicionais da Itália (Coniglio alla cacciatora), França (Lapin a la ancienne), Portugal e Espanha (Conejo a cazadora). Muitas são as suas variações, inclusive dentro desses mesmos países. A escolha aqui foi feita entre muitas, muitas receitas encontradas em livros, revistas e na net.

Segundo muitos nutricionistas, a carne de coelho é uma das mais recomendadas ao consumo humano. Apresenta baixíssimo teor de colesterol, elevado teor de proteínas, sais minerais e vitaminas, é leve e de fácil digestão, inclusive por convalescentes e pessoas com "estômagos fracos", como dizia o gastrônomo italiano Pellegrino Artusi (Veja post sobre os 150 anos da Unificação Italiana).
França e Espanha são os maiores produtores e consumidores de carne de coelho do mundo, e aqui no Brasil, ainda há uma resistência ao seu consumo, tanto que não é muito fácil encontrá-lo à venda. Tive que rodar bastante aqui no Rio para encontrar um "coelinho". Encomendei com uma semana de antecedência numa barraca da Feira da Praça General Osório, aqui em Ipanema. O nome é sugestivo: Barraca Sangue Bom, do Reginaldo (21 9689-2129). Supere a falta de coragem - confesso que também já tive um dia- e confira a delicadeza de seu sabor.


Ingredientes:

1 coelho de 1,5 kg, aproximadamente, cortado em pedaços (peça ao seu açougueiro para fazer isso)
4 dentes de alho socados
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída
1/2 cebola picada e mais 1 cebola picada
4 colheres de sopa de alecrim fresco
3 colheres de sopa de sálvia rasgada grosseiramente
4 folhas de louro
500 ml de vinho tinto de boa qualidade
4 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparar:

Com 24 horas de antecedência, prepare uma marinada. Em um recipiente com tampa, após ter lavado e retirado o excesso de gordura da carne, se for o caso, coloque os pedaços do coelho. Em um pilão, soque os dentes de alho com  um pouco de sal e pimenta-do-reino, até obter uma pasta. Esfregue essa pasta nos pedaços do coelho, coloque as folhas de louro, a sálvia rasgada e o alecrim sem os talos mais duros. Adicione o restante do sal e o vinho tinto, e deixe marinando, na geladeira, até o dia seguinte.
No dia do preparo, retire a marinada da geladeira e coloque os pedaços do coelho em um escorredor para retirar o excesso de líquido. Aqueça bem uma panela de barro grande, como aquelas para moqueca, coloque 2 colheres de sopa de azeite e sele a metade dos pedaços do coelho. Repita a operação com os pedaços restantes e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola inteira picada, e assim que estiver bem dourada, adicione o coelho já selado. Doure por mais alguns minutos, mexa bem e coloque a marinada. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar, lentamente, por aproximadamente 45 minutos a uma hora, ou até que a carne fique bem macia e comece a soltar dos ossos. Retire a carne, filtre a marinada para eliminar os temperos e reduza essa marinada à metade, aumentando um pouco o fogo. Após a redução, recoloque o coelho, deixe por mais alguns minutos e sirva. Como acompanhamento, uma polenta cremosa ou tagliatelle temperadas com o molho do coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário