Ontem resolvi fazer um bolo, um daqueles bolinhos com cara de casa de vó, para se tomar com café, numa tarde de outono. Não que aqui no Rio, exatamente, a temperatura seja outonal! Enfim...
Artefatos e manuscritos culinários são objetos de possessão familiar. Autenticá-los com o nome de um parente significa, num primeiro momento, inserí-los entre as memórias e as tradições domésticas.
Também na Literatura, a vovó possuía uma histórica gastronômica e fantástica. As avós das fábulas comiam biscoitos e tortas, em geral feitas por suas filhas e levadas até elas por suas netas. Fica aqui a homenagem à minha vovó, que adorava bolos desse tipo.
Ingredientes
250 ml de iogurte natural
150 ml de óleo de canola
1 ovo inteiro
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1/2 xícara de chá de uvas passas
1/2 xícara de chá de rum branco
250 ml de farinha de trigo
125 g de açúcar
1/4 de xícara de chá de amêndoas laminadas
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1 pitada de sal
Modo de preparar:
Antes de mais nada, coloque as passas de molho no rum e deixe-as imersas por 30 minutos. acenda o forno e deixe-o atingir a temperatura de 180 graus. Unte uma forma de bolo inglês com óleo de canola e farinha e reserve.
Numa tigela, misture todos os ingredientes secos, e em outra, os molhados, inclusive as passas já escorridas. junte as duas misturas, e incorpore-as bem com um fouet. Derrame a massa na forma previamente untada e leve ao forno por 50 minutos, ou até que o "teste do palitinho" dê resultado. Retire do forno, deixe esfriar ao menos 10 minutos antes de desenformar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário