sábado, 5 de fevereiro de 2011

Limões de Sorrento

Na região Campania, segundo fontes, o limão teria chegado ali por volta do século I a.C., trazido pelos judeus, para os quais tinha um valor ritual. Representações de limões nos mosaicos e pinturas nas escavações de Pompéia demonstram o seu uso comum na área napolitana desde a antiguidade. O que é certo, é que na região, esse cítrico aclimatou-se de maneira extraordinária, e prosperou até se tornar um produto de excelência, tanto que seria impossível imaginar as costas de Sorrento e Amalfi sem os belos e sugestivos terraços de limões.

A população local é muito ligada ao limão, a ponto que não existe uma família sequer que não possua, pelo menos, uma árvore do fruto em seu jardim, quintal ou em vasos. As primeiras plantações de limão na Península Sorrentina foram obra dos padres jesuítas, que em 1600 começaram a produzi-los para o comércio na localidade de Guarazzano, entre Sorrento e Massalubrense. O Limone di Sorrento ganhou a sigla IGP (indicação geográfica protegida) em novembro de 2000: trata-se de um limão de dimensão médio-grande, de forma elíptica, com casca amarelo-citrino, muito perfumada, e a polpa suculenta e ácida. A área de cultivo do produto, hoje, ocupa cerca de 400 hectares, com uma produção anual que atinge 100 mil toneladas.
                                    (Limoeiro dentro do claustro do Monastério de Santa Clara, em Nápoles)
 A reputação dos limões de Sorrento era grande no século 19, e já eram exportados, principalmente para a Inglaterra. Atualmente, a maior parte da produção é reservado ao consumo interno, que destina 40% para o consumo fresco, e os restantes 60% são utilizados para o preparo do famoso Limoncello, famoso licor da região, mundialmente conhecido. O licor é obtido através da maceração das cascas do limão em álcool, segundo escrupulosas receitas antigas da tradição local.  Na Costiera Amalfitana a presença dos limões é atestada por documentos datados do início do século XI, mas foi no século 19 que ele ganhou valor econômico e social naquela região.
Esse é um dos melhores limoncellos produzidos na região, e para a nossa sorte, encontrado com facilidade aqui no Brasil. Recomendamos!
O tradicional Limoncello di Sorrento produzido por Villa Massa utiliza uma antiga receita de família, original de 1890, respeitando a tradição e o cuidado escrupuloso das matérias-primas, utilizando apenas limões cultivados na península sorrentina e na ilha de Capri.
O limoncello (ou limoncino) é um licor doce, e a primeira notícia histórica a seu respeito data de 1900, em Capri, onde a marca limoncello foi registrada pela primeira vez. Existem, porém, documentos do mesmo período que atestam que o licor de limão já era uma presença constante nas casas de Sorrento, utilizado como aperitivo e digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário