quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bienal do Livro de São Paulo - Cozinhando com Palavras



Este ano, a Bienal apostou no gênero gastronômico que formou novos leitores pelo mundo. O Espaço “Cozinhando com Palavras” tem curadoria de André Boccato. O espaço é aberto a debates sobre a boa culinária e a gastronomia em livros.
O responsável pela curadoria do “Cozinhando com Palavras”, o também editor André Boccato, é fotógrafo, jornalista, amante da literatura e, entre outras atribuições, um chef de cozinha experimental, mas se autodefine como um “cozinhólogo”. Sua preocupação em montar a grade de eventos é a de proporcionar destaques e atrações para públicos que vão dos profissionais da gastronomia aos gourmands de modo geral e, sobretudo aos que amam tanto a gastronomia quanto a literatura, ainda mais quando esses conhecimentos caminham juntos.
De uma forma divertida e saborosa, o grande público conhecerá (ou lembrará) os nomes de grandes figuras da literatura, com pratos inusitados, únicos para cada restaurante participante do evento. Serão homenageados autores como Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Isabel Allende, Vinicius de Moraes, Eça de Queiroz, Monteiro Lobato, Pablo Neruda e vários outros que em suas obras citaram a comida como referencia literária. Os menus foram elaborados pelo curador a partir dessas citações e chefs de todos os restaurantes farão as adaptações em suas cozinhas.
Entre no site e confirma a programação: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao-Cultural/Arena-Gastronomica-/
Quem vos fala também estará presente no evento:
17/08 - 14:00 - Literatura e Gastronomia - Fabiano Dalla Bona, Prof. Literatura, Italiana e Francesco Tridico
Ao unir suas grandes paixões, literatura e gastronomia, Fabiano Dalla Bona, autor de Literatura e Gastronomia (Italia Nova), deu um novo rumo à sua carreira. Para acompanhá-lo, o chef Francesco Tridico prepara algumas receitas do livro.

Um comentário:

  1. prezado fabiano,

    impossível ver a sua entrevista no Jô e não ficar encantado. Primeiro pela sua persona simpática. Segundo, pelo belíssimo trabalho feito em seu livro e, pq não dizer., em suas pesquisas. Confesso que sei muito pouco ainda do seu trabalho, mas me senti imensamente feliz em poder conhecer um pouco do que vc produz naquela entrevista., Uma verdadeira sorte eu não ter ido dormir mais cedo. Tenho um site e quero muito poder divulgar seu livro. Pena que só vou na Bienal no final da semana, senão poderia bater um papo com vc...te desejo sucesso! e espero que goste do nosso site e possamos ter uma boa amizade por gostos comuns! abs

    ResponderExcluir