sábado, 28 de agosto de 2010

Cozinha Mexicana:patrimônio da humanidade


Desde o início do mês, o México se tornou o primeiro país a ter sua culinária reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para preservar expressões culturais como saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

A candidatura foi apresentada pelo Conservatório da Cultura Gastronômica Mexicana com o argumento de que a cozinha local manteve sua identidade intacta desde suas raízes pré-hispânicas. O título abrange desde os ingredientes clássicos, como milho, feijão, abóbora e pimentão, até os sabores atuais, influenciados pela colonização europeia.

O México já havia tentado transformar sua cozinha em patrimônio da humanidade em 2005, mas não conseguiu. A proposta vencedora foi apresentada em 2009 e abre a possibilidade de que outros países que já apresentaram candidaturas de suas gastronomias tradicionais, como França, Croácia e Peru, também consigam ser reconhecidos pela Unesco.


Pan de muertos
Receita tradicional mexicana

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
100g de banha (ou manteiga)
30g de fermento de padeiro
6 ovos
160g de açúcar
35g de erva doce
2 colheres de chá de canela em pó
sal a gosto
200ml de água

Modo de preparo
Desfazer o fermento de padeiro com 6 colheres de sopa de água morna. Colocar a farinha numa tigela, abrir uma cavidade no centro e introduzir o fermento desfeito, a banha derretida em banho-maria, os ovos, o açúcar, a erva doce, a canela e uma pitada de sal. Amassar tudo e ir juntando o restante dos ingredientes aos poucos em água morna, ter cuidado ao adicionar na massa a água restante, pois pode não precisar de toda a quantidade de água. Quando estiver tudo bem amassado, colocar um pano por cima e deixar levedar em local aquecido durante 1 hora.
Passado esse tempo, colocar os bolinhos num tabuleiro polvilhado de farinha. Cobrir novamente com um pano e deixar levedar por mais 10 minutos. Pincelar com ovo batido, salpicar um pouco de açúcar e cozinhar em forno entre 200º e 250º C de temperatura, durante 20 minutos.

2 comentários:

  1. Oi, Fabiano! Parabéns por seus escritos (blog, livro...), entrevistas e tudo mais. A Marie foi quem me contou da sua notabilidade e me passou o endereço do blog. Beijo, Vivi

    ResponderExcluir
  2. Ameia receita precisa dela pra um trabalho em um curso que eu faço de espanol vlw ameiamei amei

    ResponderExcluir