terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Lentilhas com zampone





Um prato, uma colherada, um bocado de lentilhas... é o suficiente para garantir boa sorte no Ano Novo, aqui no Brasil e também na Itália. Dizem que elas atraem sorte porque crescem rapidamente, assim como os desejos de quem as come no passagem do ano deveriam crescer.
O zampone é um embutido típico da cidade de Módena, na região Emilia-Romagna, tradicional pela criação de suínos, e produtora dos melhores embutidos da Itália, como o presunto de Parma.
A ideia, a invenção dessa espécie de salame, remonta ao ano de 1511, obra de um cozinheiro de corte da cidade de Mirandola, pátria do filósofo italiano Giovanni Pico della Mirandola (1463 -1494).
Para salvar a carne dos porcos das barbáries do exército do papa Julio II Della Rovere que assediavam as cidades da província de Módena, o cozinheiro teve a ideia de conservar a carne, dessa "nova" maneira, com sal, especiarias e temperos. Desde o século XVI tornou-se uma especialidade modenesa, e presença certa nas mesas de Ano Novo como acompanhamento das lentilhas. Afinal de contas, os porcos fuçam para frente, e segundo a tradição, trará sorte, também.
Boma apetite e Bom Ano Novo. Que 2013 seja um ano de grandes realizações, na cozinha e fora dela.


Um comentário:

  1. Entrevista para o GNT

    Ola Professor Fabiano,

    Sou pesquisadora do novo programa de TV da apresentadora Cynthia Howlett chamado "Mitos e Verdades da Alimentaçao" que sera exibido no canal a cabo GNT.

    Estamos montando o primeiro episodio da série, que tratara do Açucar (doce).

    A idéia é fazer um programa descontraido que trate também do ponto de vista cultural, historico e antropologico do Açucar no Brasil e no mundo.

    Li um artigo muito interessante que você escreveu para Revista de Historia sobre os doces protugueses e gostariamos de convida-lo a contar um pouco dessa historia e outras no programa.

    A gravaçao sera no Rio de Janeiro, provavelmente no mês de março, com data a combinar. Você teria disponibilidade e interesse em participar?

    Aguardo um retorno o quanto antes, pode ser por email mariaganem@gmail.com

    Muito obrigada!

    Abs,
    Maria

    ResponderExcluir