segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

São Valentim - Valentine´s Day

São Valentim
A Igreja registra dois santos com o nome de Valentim. Um deles seria bispo de Interamna, e o outro, sacerdote em Roma. É possível que se trate do mesmo santo, que teria sido levado em martírio da sua cidade para a capital do Império. Segundo o “Martirológio Romano”, ambos foram decapitados na Via Flaminia e suas festas são comemoradas em 14 de fevereiro.
Valentim era um padre que, no século III, casava em segredo os jovens casais de namorados. O imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibido os rapazes se casassem. Valentim, ao ousar celebrar casamentos, foi descoberto, preso e condenado à morte por decapitação. A Igreja de Santa Praxedes, em Roma, guarda as relíquias do santo e é um destino de romaria de muitos namorados. Há também referências a um Valentim que, na mesma época, ajudava os cristãos a fugir da cadeia romana, onde eram torturados.
A história mais romântica relacionada com este santo explica a origem dos cartões trocados entre namorados. Segundo a lenda, foi o próprio Valentim o primeiro a escrever uma mensagem de amor. O bilhete foi enviado à filha do seu carcereiro, por quem tinha se apaixonado. A carta vinha assinada “do teu Valentim”, uma expressão que perdurou através dos séculos.
São Valentim tornou-se um dos mais populares santos na Inglaterra e na França durante a Idade Média. É também protetor dos que sofrem de desmaios e epilepsia.



Corações de São Valentim
Receita tradicional portuguesa

Ingredientes
150g de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
80g de margarina
4 colheres de sopa de creme de leite

Modo de preparo
Misturar a farinha com o fermento e o amido de milho. Peneira e acrescentar o açúcar. Juntar a margarina e os ovos e amassar bem com as mãos até obter uma massa que se possa estender. Colocar farinha sobre o plano onde vai estender a massa com a ajuda de um rolo. Abrir a massa até a espessura de 0,5cm e cortá-la com formas de corta-biscoitos em moldes de coração. Dispor os biscoitos sobre um tabuleiro polvilhado com farinha e assar durante mais ou menos 15 minutos, a 180º C. Retirá-los com uma espátula e esfriar.

Recheio
Levar o chocolate partido aos pedacinhos, com o creme de leite em banho-maria, até derreter. Misturar bem e molhar aos poucos com o chocolate a face lisa de um dos biscoitos, unindo-os em seguida a um outro biscoito. Depois de o chocolate solidificar, polvilhar os corações com açúcar de confeiteiro.


Oração
Ó Jesus Cristo, Salvador nosso, que vieste ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizeste tantos milagres para dar saúde ao corpo, que curaste cegos, surdos, mudos e paralíticos; que curaste o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertaste aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsaste os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-te, por intermédio de São Valentim, a quem deste o poder de curar os que sofrem de desmaios e ataques, livrai-nos da epilepsia. São Valentim, peço-te especialmente que restituas a saúde a [nome do doente]. Fortalecei-lhe a fé e a confiança. Dai-lhe coragem, ânimo e alegria nesta vida, para que possa render-te graças e adorar o Cristo, o divino médico do corpo e da alma. São Valentim, rogai por nós

Receita do livro O CÉU NA BOCA, Ed. Tinta Negra, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário