quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Steak Tartare

Relatos contam que pela necessidade de permanência dos cavaleiros mongóis em suas montarias, rumo às transições de terras e às intensas guerras, era preciso criar alguma forma de alimentação rápida que não os obrigasse a parar para comer; surgiu então a idéia de colocar carne sob as selas, permitindo que mesmo em cavalgada, pudessem se alimentar. O povo da época acreditava que a ingestão de carne crua fosse a fonte da grande força dos tártaros liderados por Átila, o rei dos Hunos, e começou a difundir o prato entre quem sonhava ganhar a força desses nômades.
Em 1238, com a invasão mongol a Moscou liderada pelo neto de Genghis Khan, Khublai Khan (1215-1294), os russos descobriram a rudimentar receita, e a concederam um formato peculiar, nomeando-a de Steak Tartare (Bife dos Tártaros). A nobreza russa acrescentou um toque de refinamento ao prato, que chegou à França quando os nobres exilados russos começaram a desembarcar em Paris, por volta de 1915
É muito popular em diversos países europeus como Bélgica, Croácia, República Checa, Alemanha, Hungria, os Países Baixos, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça, existindo diferenças por questões culturais entre as receitas nestes países.

Ingredientes:
450 g de filé mignon, moído ou finamente picado
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
1 pitada de pimenta caiena
1 gema de ovo
1 colher de sobremesa de cebola roxa picada bem miúda
1 colher de chá de mostarda dijon 
1 colher de chá de alcaparras
1 colher de chá de salsinha picada
1 colher de chá de cebolinha picada
1 colher de chá de molho inglês
1 colheres de chá de pepino em conserva bem picado
1 colher de chá de páprica picante em pó
Gotas de molho tabasco
Para acompanhar:
1 baguete
Azeite de oliva extra virgem
Opção:
batatas chips
torradas de pão de centeio

Modo de preparar:
Fatie a baguete, pincele com um pouco de óleo de oliva. Coloque as fatias em uma assadeira e leve ao forno alto, até dourar, por 10 minutos.
Escolha um pedaço de filé sem nenhum nervo ou gordura, a carne deve ser fresquíssima e não deve ter sido congelada. Se preferir a carne picada: Com uma faca afiada, fatie a carne contra o sentido das fibras. Corte cada fatia em tirinhas (julienne). Corte as tiras em pequenos cubinhos. Junte os cubinhos em um monte e pique tudo finamente, mas sem perder a textura. Deixe a carne na geladeira enquanto prepara os temperos. Transferir para uma tigela e colocar esta tigela sobre outra maior cheia de gelo e deixe sempre assim enquanto junta os temperos. Rale a cebola num ralo grosso ou pique-a, bem miúda. Pique a salsinha e a cebolinha. Coloque as alcaparras, a mostarda, o molho tabasco, o molho inglês, a cebola, a salsinha e a cebolinha dentro de recipientes individuais. Num recipiente, coloque  a carne moída somente uma vez ou a carne picada Tempere com sal, pimenta do reino e a pimenta caiena. Mexa com uma colher rapidamente. Faça uma bola com a carne. Num prato raso, coloque a bola de carne e vá apertando com as mãos, formando uma circunferência. Deixe uma margem de 6 cm entre a carne e a borda do prato. Deixe um buraco bem no centro da carne e despeje a gema, inteira, neste espaço. Distribua os temperos em volta do prato. Para uma textura mais sedosa, adicione mais azeite de oliva. Espalhe pequenos pepinos em conserva e pequenas torradas ao redor de cada tartare. Sirva imediatamente. Sirva sempre bem gelado, não deixe a carne ficar a temperatura ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário