sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pão de Natal grego




O Pão de Natal Christopsomo ou Kouloura tou Christou (pão redondo de Cristo), é o centro das atenções das mesas tradicionais do Natal grego, assim como grandes quantidades de figos secos, nozes e mel. Tradicionalmente, na véspera de Natal, todas as famílias assam um Christopsomo.



Ingredientes:
225 gramas de farinha de trigo
70 ml de leite
7 gramas de fermento biológico
1 unidade de ovo
35 gramas de açúcar refinado
1 pitada de sal
35 gramas de manteiga macia
raspas de ¼ de laranja 
1 colher de café de canela 
4 metades de nozes
1 ovo batido para pincelar 

Modo de preparar:
Numa tigela despeje o leite morno e dilua o fermento, adicionando 50 g de farinha. Misture até que a farinha incorpore no líquido da massa e cubra com filme plástico, deixe crescer num local aquecido por 30 minutos.
Numa tigela, bata o ovo e o açúcar. A mistura deve ser espumosa. Adicione a primeira mistura na tigela. Aos poucos, adicione a farinha e o sal e misture até obter uma massa firme. Adicione a manteiga e amasse como massa de pão por cerca de 10 minutos.
Coloque a massa numa tigela limpa, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume em um lugar quente. Retire 25 g da massa para fazer dos dois rolos para a cruz bizantina. Adicione as raspas de laranja e a canela e misture bem. Forre um tabuleiro com papel manteiga untado e em seguida coloque a bola da massa dentro do tabuleiro para assar. Com os dois rolos que você separou imite uma cruz bizantina. No meio de cada haste da cruz coloque uma metade de noz ou um damasco. Asse em forno pré-aquecido a 190 graus por 30 minutos. 

Um comentário: