terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial do Pão


Hoje é o dia mundial do Pão. Alimento sagrado, por excelência, é o símbolo da alimentação. Hoje, no mundo todo, blogueiros dedicam a ele suas receitas, e acrescentam a imagem acima em seus blogs.
Ele é essencial pela manhã, com uma boa xícara de café com leite, no café da tarde, bem quentinho e crocante, recém comprado na padaria. Na hora do lanche, só com manteiga, com geleia, com queijo, com presunto, com mortadela. Não importa se grande, se pequeno, integral, comum, feito em casa, industrializado. O pão reina em todas as mesas (ou deveria reinar!)
Em Curitiba, 12 mil pães devem ser distribuídos hoje, na Praça Rui Barbosa, zona central da cidade.
Em Brasília, 30 mil deles devem ser distribuídos em frente a um conhecido shopping da cidade.
Em Recife, 40 mil unidades serão doadas à entidades carentes.
Em Belém e cidades vizinhas, 15 mil unidades também serão distribuídas.

Casualmente, hoje também é terça-feira, dia de Pão de Santo Antonio ou Pão dos pobres. 
Conta a tradição, a seguinte história:
Santo Antonio vivia no convento de Santa Maria Mater Domini, em Pádua. Naquela época, a Itália passava por uma tremenda crise, e o preço do pão havia sido muito elevado. Durante suas orações ouviu alguém bater à porta do convento e foi atender. Era um pobre, pedindo pão. O Santo foi até a despensa do convento e pegou um dos pães que haviam sido preparados pelo frade cozinheiro e deu-o ao homem. Mais tarde, a cena repetiu-se por outras vezes, até que os pães se acabaram.
Pouco antes da refeição, o frade cozinheiro caminhava aflito pela cozinha, lamentando a falta do pão para a refeição dos irmãos, que devia ocorrer dali a pouco. Antonio entrou na cozinha e o frade cozinheiro manifestou sua preocupação com a falta do pão justo na hora em que os irmãos deveriam retornas da capela, e que não havia tempo necessário para preparar outra fornada. O Santo, diz a lenda, bateu então nas costas do cozinheiro e disse: "Não se preocupe demais, pois Deus proverá!"
De fato, no retorno dos frades da oração, em direção ao refeitório, a caixa de pães, outrora completamente vazia, estava repleta, causando surpresa no frade cozinheiro.

Confesso que não tive tempo de preparar um delicioso pão, hoje, mas segue aqui uma bela seleção de imagens para comemorar o delicioso "pão nosso de cada dia".

















Nenhum comentário:

Postar um comentário