domingo, 21 de outubro de 2012

Louça da Nobreza Brasileira

Segundo Barão de Piracicaba


Aparelho de porcelana francesa de Limoges, 88 peças, com o monograma do Barão



Rafael Tobias de Aguiar Pais de Barros, segundo barão de Piracicaba, (1830 –  1898) foi um fazendeiro brasileiro. Era filho de Antônio Pais de Barros, primeiro barão de Piracicaba, e de Gertrudes Eufrosina de Aguiar.
Casou-se em primeiras núpcias com sua prima Leonarda de Aguiar de Barros, filha de Bento Pais de Barros, barão de Itu, e em segundas com Maria Joaquina de Melo Oliveira, filha de José Estanislau de Oliveira, visconde de Rio Claro.
Dentre seus filhos, destaca-se Sofia Pais de Barros, que se casou com Washington Luís Pereira de Sousa, futuro presidente do Brasil.

Depois da implantação da ferrovia, em 1867, a rua Alegre, em São Paulo,  tornou-se um dos endereços preferidos da elite cafeeira; ali residiram membros das famílias Barros, Almeida Prado, Barbosa de Oliveira, Arruda Botelho, Souza Aranha, entre outros. Rafael Tobias de Aguiar Paes de Barros, futuro Barão de Piracicaba II, ergueu um belo palacete por volta de 1870, um dos primeiros a serem implantados fora do alinhamento da rua. Sobrinho e afilhado do Brigadeiro Tobias (de quem possuía o nome), ele construiu sua casa num imenso terreno na esquina das ruas Senador Queiróz com Alegre, sendo os fundos voltados para a rua Triste, onde ficavam o pomar, as cocheiras e acomodações do escravos. Com mais de sessenta cômodos, a casa possuía os dormitórios no térreo, sendo que o estar formal e familiar se localizava no primeiro andar, considerado o pavimento nobre. Isso ainda era resquício dos sobrados coloniais, nos quais as acomodações para escravos e os serviços se encontravam no piso ao rés-do-chão. Provavelmente a construção era mista, usando taipa de pilão e tijolos de barro, estes com o brasão da Olaria Sampaio Peixoto, de Campinas.




O Barão faleceu em 1898, mas sua viúva e alguns filhos residiram no palacete até 1918, quando foi ocupado pela escola de Farmácia. Foi nessa casa que um dos genros do Barão, o jovem bacharel Washington Luis Pereira de Souza começou a trilhar os caminhos da política. Casado com Sofia, certamente se beneficiou do prestígio que o sogro tinha na sociedade paulista, bem como da vasta e influente parentela. A residência do Barão de Piracicaba foi demolida em 1942.

Sofia e Washington Luis, num dos salões da casa
autor desconhecido, início séc. XX




Nenhum comentário:

Postar um comentário