sábado, 30 de outubro de 2010

1 de Novembro - Dia de Todos os Santos

Pabassinas - Receita tradicional da cidade de Cagliari (Itália)

Ingredientes
500g de farinha
200g de uvas-passas
200g de lascas de amêndoas
150g de banha
50g de frutas cristalizadas
2 ovos
casca de uma laranja ralada
canela em pó a gosto
150g de açúcar

Ingredientes para o glacê
2 claras
150g de açúcar impalpável


Modo de preparo
Deixar as uvas-passas de molho e depois secá-las e enfarinhá-las. Amassar a farinha, os ovos, a banha, o açúcar e a casca da laranja ralada. Pouco a pouco, adicionar as uvas-passas, as lascas de amêndoas e as frutas cristalizadas. Com um rolo, abrir a massa sobre uma folha de papel-manteiga, deixando-a com 1cm de espessura. Cortar em losangos e transferir tudo, inclusive o papel-manteiga, para uma assadeira. Assar em forno pré-aquecido, a 160º C, por 30 minutos.
Nesse ínterim, preparar o glacê. Numa tigela, em banho-maria, misturar o açúcar impalpável e as claras de ovo, até o açúcar se dissolver por completo. Retirar os biscoitos do forno assim que assarem, deixando repousar por alguns minutos. Depois, pincelar o glacê sobre eles.
Para finalizar, usar um pacote de confeitos coloridos – salpicar os confeitos sobre os biscoitos.

A Festa de Todos os Santos em diversas culturas
No cristianismo primitivo já era costume celebrar a festa em honra de todos os santos. Os primeiros relatos remontam ao tempo de Tertuliano (155-222) e Gregório de Nice (223-395), mas somente os escritos de Santo Efraim, que morreu em 373, dão um testemunho verídico da “festa celebrada em honra dos mártires da terra”. Do Norte da Europa a festa chegou em Roma, em 13 de maio de 609, quando o Papa Bonifácio IV dedicou o Pantheon de Roma à Virgem Maria e a todos os mártires cristãos.
A mudança da data para o dia 1º de novembro se deve a Alcuíno, conselheiro de Carlos Magno (747-814), que, desde o ano 800, decidiu estabelecer a solenidade de Todos os Santos na data em que se celebra hoje. Antes, a festa durava três dias, pois a Igreja queria cristianizar a festa pagã do Samhaim, o Ano-Novo celta, que acontecia justamente nos primeiros dias de novembro. Na tentativa de esmagar o significado pagão dos ritos ligados à festa dos celtas, em 835 o papa Gregório Magno transfere definitivamente a festa “dedicada a todos os santos do paraíso” para o dia 1º de novembro.
Em inglês, a festa se chama All Hallows’Day. A vigília do Dia de Todos os Santos, ou seja, dia 31 de outubro, é chamada de All Hallow’Eve. As palavras acabaram por se transformar em Hallows’Even, e, em seguida, Halloween, festa ligada aos mistérios da magia, do mundo das bruxas e dos espíritos. 
Estes bolinhos são característicos do Dia de Todos os Santos, cuja tradição de “pedir pão por Deus” ou “pedir bolinho” ainda se mantém viva em algumas regiões dos Estados Unidos.
(Do livro O CÉU NA BOCA)

Um comentário:

  1. Cultura gastronomica. Nucna tinha visto mas estou amando.Pena eu nem com a receita saber fazer esse prato. Acontece...

    ResponderExcluir