sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DIA DO MACARRÃO - 25 de outubro

Por quem, quando e onde foi “inventado” o macarrão? Até não muito tempo atrás a lenda dizia que o mercador veneziano Marco Polo (1254-1324), ao voltar da China, teria introduzido a receita na culinária italiana. Entretanto, existem provas que mostram que tudo começou antes e em outro lugar.

A mistura de água e farinha de trigo duro (triticum durum) já era conhecida na Mesopotâmia e na área do Mar Mediterrâneo desde 1.000 a.C. Mas é na Sicília do século XII que a realidade prevalece sobre a lenda. Em 1154 o geógrafo árabe Al-Idrisi presenteia o rei normando Rogério II da Sicília (no Sul da Itália) com um livro, no qual ele descreve que “...em Trabia (cidade que ainda hoje existe) fabrica-se uma massa filiforme, a itriya e expedem-se grandes cargas em navios para a Calábria (região da Itália) e outros países do mundo islâmico...”. Deduz-se, então, que se essa massa podia viajar durante semanas sem se deteriorar, só podia ser na forma de massa seca, isto é, mistura de água e farinha de trigo duro colocada ao sol escaldante daquela região. Assim nasceu o macarrão que conhecemos hoje.

SPAGHETTI ALLA NORMA -  receita tradicional da Sicília, Itália

“A sua personalidade era como as suas melodias: sedutoras, fascinantes e sensíveis... Sabia muito bem aquilo que queria”, escreveu Ferdinand Hiller (1811 – 1885) a propósito de Vincenzo Bellini (1801 – 1835), músico italiano de origem siciliana. Filho de organista, compositor e maestro de capela, Vincenzo tomou as primeiras lições como avô e o pai, demonstrando imediato interesse musical. Segundo documentos da época de sua infância, já aos 5 anos sabia tocar piano “de modo a causar admiração”, dando provas de um ouvido e de uma memória musicais apuradíssimos.
Toda a cidade de Catânia, sua terra natal, amava o gracioso e elegante jovem, e graças a uma bolsa de estudos da prefeitura da cidade, ingressa no Conservatório de Nápoles em 1819. Sob as sombras do Vesúvio escreve algumas composições que logo obtém sucesso, recebendo, a seguir, a comissão de preparar um trabalho para o Teatro La Scala, de Milão.
Em 1830 transferiu-se para Milão, e imediatamente após o sucesso da ópera I Capuleti e i Montecchi. No mesmo ano, porém, foi acometido de um grave ataque de gastroenterite, doença que o acompanhou até seus últimos dias, causando-lhe muita dor e sofrimento.
No ano seguinte, 1831, logo após a estréia de Norma, acolhida friamente no Scala, Bellini declarou: "Fiasco, fiasco, solene fiasco". Nas récitas sucessivas o público, finalmente, rendeu-se conto da qualidade da obra, aliás, uma obra prima. Bellini tinha se transformado numa das personalidades mais requisitadas em Milão, e dividia o seu tempo entre as festas da alta sociedade, suas inúmeras amantes e o trabalho. Era um atento administrador do seu gênio, limitando ao máximo a sua produção, ao contrário do que fazia seu grande amigo Rossini, outro grande músico e glutão. Em documento datado de 1828 ele declara: "... me propus a escrever poucas partituras, não mais do que uma por ano, empregando todas as forças da minha criatividade ...” Manteve-se fiel a seu propósito, e conseguiu se manter com os proventos advindos de suas obras, os mais altos jamais pagos na Itália na época.
Catânia, 1920: o endereço é Via Etnea, no apartamento Musco-Pandolfini, residência do ator cômico e solteirão Angelo Musco e da família Pandolfini, sobrenome de casada de sua irmã Anna. Num dia de outono, filho enora do casal Janu e Saridda, reuniram à mesa os comediógrafos Nino Martoglio, Pippo Marchese e Peppino Fazio, amigos íntimos de Angelo Musco, também ele presente entre os comensais. Quando Donna Saridda trouxe à mesa um apetitoso prato de spaghetti com molho de tomates, ricota ao forno, berinjelas fritas e manjericão, provocou excitação entre os presentes. Após as primeiras garfadas do galante poeta e gourmet, Martoglio, querendo agradar a anfitriã, exclamou: “Signura, chista è ‘na vera Norma” (Senhora, essa é uma verdadeira Norma”). A frase agradou tanto os convidados que não bastou muito tempo para que eles a difundissem pela cidade, que dali partiu mundo afora. Portanto, devemos a Nino Martoglio o batismo do prato alla Norma, indireta e sincera homenagem ao grande filho da cidade siciliana e sua ópera

Ingredientes:
400 g de spaghetti
800 g de tomates maduros
2 berinjelas cortadas em fatias
200 g de ricota salgada
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
algumas folhas de manjericão fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparar:
Frite o alho e a cebola picados no azeite de oliva; adicione os tomates descascados, picados e sem sementes. Adicione o sal e a pimenta e deixe evaporar o líquido. Frite a berinjela, também no azeite de oliva, após tê-la lavado, cortada em fatias e tempere com sal e pimenta. Prepare a massa al dente e sirva com o molho de tomates e a berinjela frita com folhas de manjericão por cima. Por último, salpique no prato sobre a massa a ricota salgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário