quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Carne de porco para o Ano Novo - Lombo de Porco a Richelieu

“Grande homem! Dar-te-ia a metade do meu reino para aprender contigo a governar a outra metade”. Essas foram as calorosas palavras pronunciadas, em 1717, sobre a tumba do cardeal, pelo czar Pedro, o Grande, em homenagem ao gênio político do Século das Luzes.
Armand Jean du Plessis Richelieu (1585 – 1642) para muitos, é conhecido como o pérfido opositor dos Mosqueteiros, no romance de Alexandre Dumas (1802 – 1870). Na realidade, foi um político arguto, dotado de energia e muita ambição, diplomata por definição, com uma grande visão do Estado, e dono de um conceito pouco caridoso dos semelhantes. Iniciou sua carreira na corte de Maria de Médici (1575 – 1642), e mais tarde, sob o reinado de Luís XIII (1601 – 1643), em 1624, foi nomeado seu Primeiro-ministro.
Combateu contra a Espanha e a Áustria com sucesso, utilizou o desejo de poder da aristocracia manipulando-a por meio da corrupção, da calúnia e da espionagem. Conta-se que mentiu até mesmo para o Papa para receber o cardinalato.
Fundou a Academia da França e outras instituições culturais. Era também um cultor da boa mesa, embora tivesse uma saúde frágil. A ele, muitos pratos foram dedicados e ostentam o seu nome, mesmo que elaborados muito tempo após a sua morte.
Essa receita foi inventada por Auguste Escoffier, grande chef francês, em honra do grande político francês. Há também uma variante da receita substituindo a carne de porco por carne de carneiro.


                                                         Retrato do Cardeal de Gian Lorenzo Bernini
Ingredientes:
1 lombo de porco com cerca de 1,200 kg
350 g de nozes
1 copo de vinho Madeira
1 ramo de alecrim
3 folhas de salva
3 dentes de alho
1 cubo de caldo de carne
1 cálice de conhaque
100 g de creme de leite
3 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparar:
Esfregue a carne com sal e pimenta e amarrea-a com um fio de cozinha, prendendo o raminho de alecrim e a sálvia por baixo do fio. Pele os dentes de alho. Aqueça ½ litro de água com o vinho Madeira. Adicione o cubo de caldo de carne e, assim que levantar fervura retire do fogo. Derreta a manteiga em fogo brando. Junte a carne e doure-a uniformemente. Junte os dentes de alho picados e regue com metade do caldo quente. Tampe e cozinhe durante 1 hora, adicionando mais caldo sempre que necessário e virando a carne de 15 em 15 minutos. Descasque as nozes e triture-as. Quando a carne ficar macia, regue-a com o conhaque. Deite-lhe o fogo e acrescente as nozes e, finalmente, o creme de leite. Mexa bem em fogo baixo sem deixar ferver. Sirva a carne cortada em fatias, regada com o molho.

Um comentário:

  1. OI!
    Já vou lincar seu blog ao meu
    http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com
    pois cheguei aqui por acaso procurando o seu livro Fama à mesa para comprar!!
    Onde posso comprar? Adoro livros que falem de gastronomia, não necessariamente de receitas, assim como filmes!

    ResponderExcluir