sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Purpetielli affugati - Polvinhos afogados - receita clássica napolitana

Os purpetielli affugati,em dialeto napolitano, é um prato típico da cozinha Campana,principalmente daquela napolitana.  Antigamente, em muitas das ruas de Nápoles, encontravam-se vendedores ambulantes de polvo, que vendiam a iguaria para aplacar o apetite da plebe. O escritor Giuseppe Marotta, em seu livro O Ouro de Nápoles, chamava esses polvos de chicletes dos pobres, graças aos longos tempos de mastigação devidos à sua consistência borrachenta.



Preparamos a receita para Bárbara e Eduardo, no nosso pré-natal 2010! O cardápio incluiu também um tartar de salmão de entrada e arroz de brócolis com lulas.

Ingredientes:
8 polvos pequenos de aprox. 100 g cada
400 ml de tomates pelados
1 dente de alho picados
1 maço de salsa picada
6 colheres de sopa de azeite de oliva
pimenta vermelha a gosto
sal a gosto

Modo de preparar:

Lave bem os polvos, elimine os olhos e a boca, vire a cabeça so contrário e retire as vísceras. Se você quiser poupar tempo e trabalho, peça para limpá-los na peixaria antes de levar pra casa. Elimine os resíduos de areia que se acumulam nas ventosas dos tentáculos, coloque-os num pano de prato e martele os moluscos, para que fiquem mais macios.
Numa frigideira grande, aqueça o azeite de oliva e doure o alho picado e a pimenta calabresa. acrescente os tomates pelados picados e com o seu respectivo suco, espere ferver e adicione os polvos já limpos. tempere com sal, cubra a superfície da frigideira com papel alumínio e coloque a tampa sobre o papel alumínio. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, sem destampar a panela. decorrido esse tempo, abra a panela, adicione a salsinha picada, corrija o sal, se necessário, mexa bem, tampe novamente e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Pronto: é trambém um excelente molho para acompanhar um bom prato de espaguetes.



Dica: usamos uma panela de barro daquelas artesanais do Espírito Santo, para fazer moqueca. Ficou uma delícia... e não sobrou nada!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário