sábado, 5 de março de 2011

Cenoura nem sempre foi Laranja

A cenoura foi originalmente cultivada na Ásia Central e países do Oriente Médio. As cenouras originais eram diferentes das que estamos acostumados hoje, apresentando uma coloração roxa profunda, variando de lavanda cor de berinjela. Esta coloração é o resultado do reflexo dos pigmentos do fitonutriente antocianina que abundava naquelas cenouras. 
Parece que as cenouras não se tornaram um vegetal popular na Europa até o Renascimento. Isto deveu-se, provavelmente, ao fato de que as variedades precoces tinham uma textura resistente e fibrosa. 
                                   (Natureza morta de Juan Sanchez Cotán, Museu Nacional de Belas Artes de Granada)

Séculos mais tarde, no início no século 17, os agricultores na Europa começaram a cultivar diferentes variedades de cenouras, e assim sucedeu o desenvolvimento de uma variedade de cor laranja, que tinha uma textura mais agradável do que as suas antecessoras. 
Os europeus favoreceram o crescimento dessa variedade cor de laranja sobre a variedade roxa, que foi e ainda é amplamente cultivada em outras áreas do mundo, incluindo o sul da Ásia e o norte de África. As cenouras foram posteriormente introduzidas nas colônias sul e norte-americanas. 
Devido à sua popularidade elevada, no início de 1800, a cenoura foi o primeiro vegetal a ser enlatado. Hoje, os Estados Unidos, França, Inglaterra, Polônia, China e Japão estão entre os maiores produtores de cenoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário