quarta-feira, 9 de março de 2011

Suflé de bacalhau para a Quarta-feira de cinzas

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas (hoje) e termina na quinta-feira na Missa da Ceia do Senhor (Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o seu crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
Ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.
Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris.
Lembra-te homem, que és pó, e em pó te hás de converter.


Suflê de bacalhau para a 4ª. feira de Cinzas

Ingredientes:
400 g de bacalhau previamente demolhado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
8 fatias de pão de forma sem casca
20 ml de água da cozimento do bacalhau
1 dente de alho picado
3 ovos
Sal e pimenta do reino à gosto
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de Preparo:

Cozinhe o bacalhau. Escorra-o, retire a pele e as espinhas e desfie-o muito bem. Coe a água do cozimento e reserve um pouco. Em uma tigela rasgue as fatias de pão de forma e umedeça com a água do cozimento do bacalhau. Deixe repousar por uns minutos e depois mexa bem para que o pão se dissolva. Numa panela adicione o azeite de oliva e doure o alho picado, adicione o pão desmanchado, o bacalhau desfiado e cozinhe por alguns minutos, até obter uma massa homogênea, como se fosse para fazer bolinhos. Corrija o sal e moa a pimenta-do-reino. Desligue o fogo e acrescente as gemas, uma a uma, mexendo entre cada adição. Bata as claras em neve firme e incorpore-as, cuidadosamente, no creme anterior. Distribua este preparado por recipientes individuais refratários, devidamente untados e enfarinhados com farinha de rosca. Leve ao forno, a 200º C, por vinte minutos. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário