terça-feira, 10 de maio de 2011

Bolo de Fubá

Terça-feira de chuva no Rio de Janeiro. Resolvi fazer um bolo de fubá, o meu primeiro bolo de fubá. Já havia feito outros na vida, mas nunca de fubá. E olha, vou dizer que ficou lindo, e muito gostoso.

Fubá: (Palavra herdada dos Africanos para designar farinha). Pó obtido pela moagem fina do milho cru, seco e debulhado, é um tipo de milho duro, que é usado na produção do fubá. Os responsáveis pela utilização intensa do milho foram os portugueses, eles transformaram a farinha produzindo assim deliciosos pratos como: papas, mingaus, pudins, broas, creme de milho e outros. Mas foi a partir do século XVIII, o milho começa a tomar lugar decisivo na alimentação brasileira sob a forma de fubá. Era a alimentação de viajantes e tropeiros que, trazendo mulas criadas no sul para servir de transporte nas terras montanhosas substituíam muitas vezes a farinha de mandioca pela de milho nos tipos de merenda para a jornada que se transformavam em virados misturados a guisado de galinha, ao feijão e carne seca.





Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de fubá
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite de coco
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparar:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme consistente. Pré aqueça o forno a 200º C, unte e enfarinhe uma forma de buraco, derrame a massa e asse por 45 minutos, ou até o teste do palito dar resultado.

Um comentário: