segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tagliatelle alla zucca con salmone e mascarpone

Acho que estou cismado com a abóbora. Coincidência pois o post de ontem também foi sobre ela, mas aquela imagem realmente me fez pensar num delicioso caldo cremoso, laranja, reconfortante.
E hoje foi a vez das tagliatelle de abóbora. Uma receita fácil, rápida e deliciosa.
De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento. Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.
É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.
Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses. Cem gramas de abóbora fornecem 40 calorias e seu período de safra vai de janeiro a agosto.


Ingredientes:

250 g de tagliatelle alla zucca
150 g de mascarpone
3 colheres de sopa de leite
100 g de salmão defumado
2 colheres de sopa de salsa picada
pimenta-do-reino moída na hora
1 colher de sobremesa de raspas de limão siciliano

Modo de preprara:

Em uma panela coloque 2 litros de água e 2 colheres de sobremesa de sal para ferver. Corte o salmão defumado em listras, pique a salsa. assim que a água ferver coloque o macarrão para cozinhar, e em outra panela coloque o leite e o mascarpone. em fogo baixo, dissolva o mascarpone, acrescente o salmão, as raspas de limao e misture para que os sabores se incorporem. Escorra o macarrão al dente, deixe um pouquinho da água do cozimento, e misture com o mascarpone. Moa a pimenta-do-reino na hora, adicione a salsa picada, misture muito bem e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário