domingo, 6 de maio de 2012

Temporada da Lagosta

De acordo com o IBAMA, o período de defeso da lagosta vai até o próximo dia 21 de maio. O defeso é o período no qual a pesca é proibida porque é exatamente nesse período que os animais em questão se reproduzem. Em nosso litoral encontramos dois tipos do crustáceo: a Panurilus argus (lagosta vermelha) e a Panurilus laevicauda (lagosta verde) e é responsável, segundo fontes do Ministério da Pesca, pelo sustento de 15 mil pescadores em todo o litoral brasileiro. O IBAMA também informou que em 1991, por exemplo, a produção de lagostas era de 11 mil toneladas, e que hoje não supera as 7 mil. E na hora de comprar, régua na mão: a lagosta vermelha deve ter, no mínimo, 13 cm de cauda e a verde 11 cm, o que garante que o animal é adulto e já se reproduziu ao menos uma vez (fonte: IBAMA).

Segundo a sabedoria popular, os meses que não contém a letra R como maio, junho, julho e agosto, período do inverno,são os meses nos quais é recomendável consumir as lagostas e mariscos. Já o mestre da cozinha da casa real de Portugal, Domingos Rodrigues, no século XVII, afirmava que "qualquer marisco fora do seu tempo é menos saboroso e mais danoso. Esta é a razão porque as santolas, sapateiras e ameijoas são melhores no Inverno. As lagostas, camarões, ostras e berbigão no verão, e os mexilhões e caranguejos no Outono; porém devem ser colhido desde a lua cheia até a lua nova."

Referências à lagosta são encontrada na obra do português Frei Luís de Souza sobre a vida do dominicano Frei Bartolomeu dos Mártires (1514 - 1590), bispo de Viana e arcebispo de Braga. Conta-se que o santo recusou-se a comer uma lagosta que lhe fora oferecida no refeitório do Convento de São Domingos de Benfica, na véspera da festa de São João, dia de jejum. Anos mais tarde quando de sua morte, ele continuou a dar provas de sua santidade. Na festa de transladação de seu corpo, frente a 30 mil pessoas, deu-se um milagre. Segundo Frei Luis, as redes dos pescadores se encheram tanto de peixes e, principalmente de lagostas, que os crustáceos foram dados de presente à população, tão grande foi o número deles a ser pescado. Foi beatificado em 2001 pelo Papa João paulo II.


Na foto, caudas de lagosta ao forno com manteiga de ervas e leito de pão integral. Foi o almoço de ontem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário