sábado, 3 de setembro de 2011

Sopa de quinoa e tomate

A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos. Como o milho e a batata, a quinoa era a base da alimentação no império Inca. Existem mais de 17 tipos diferentes deste grão, conhecido também como "Grão Sagrado".
É encontrado em forma de flocos, grãos e farinha, em grande parte do Brasil. Dentre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre outros.
No Brasil, os experimentos com a quinoa foram iniciados na década de 80. Um redescobrimento do grão que apesar de pouco divulgado promete em pouco tempo ser inserido e aceito na alimentação do brasileiro.
As pesquisas mostram que o Brasil possui um excelente potencial para produção do grão. Um estudo realizado pela EMBRAPA e o departamento de nutrição da universidade de São Paulo comparou a quinoa brasileira com a cultivada na Bolívia e concluiu que o perfil de proteínas de ambas é de 90%.
Ela é rica em vitaminas a como a B-6, B-1 e em menores quantidades as vitaminas E e C. Para se ter uma ideia, em apenas 100 gramas da quinua podemos encontrar 9,5 miligramas de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio e ainda apresenta um valor entre 67 e 74 % de hidratos de carbono, essencialmente na forma de amido. Seu teor energético também é alto, em torno de 347 kcal por 100g.
O quinoa é uma espécie de irmã da soja, mas com uma concentração de ferro bastante elevada e se comparada ao nível de assimilação da soja e da carne que é de 60 %, ela as supera, sendo assimilada pelo organismo em até 75%.


Ingredientes:

½  xícara de chá de quinoa crua em grão
1 ½  xícara de água
1 dente de alho amassado
2 colheres de sobremesa de azeite de oliva
3 xícaras de chá de tomate maduro sem pele e sem sementes cortados em cubos
1 talo de salsão picado
1 ½  litro de caldo caseiro de carne ou galinha
1 colher de sobremesa de orégano fresco
Sal marinho a gosto

Modo de Preparar
Cozinhe a quinoa em água por 15 minutos. Em uma panela grande, doure o alho e a cebola no azeite. Acrescente o tomate e o salsão. Deixe cozinhar por 10 minutos (ou até os tomates desmancharem) e junte o caldo. Tempere com orégano e sal. Por último, acrescente a quinoa cozida e desligue o fogo.

Fonte: receita da nutricionista Mariana Froes, do Rio de Janeiro, disponível em www.marianapfroes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário