quinta-feira, 23 de junho de 2011

Macarrão para a Festa de São João Batista (24/6)


Hyeronimus Bosch - São João Batista - Museu Lázaro Galdiano (Madrid)


Na Idade Média cristianizaram a festa pagã do solstício do Verão como 'festa de São João Batista'. Divulgou-se em toda a Europa. Homenageavam o Santo com as fogueiras já tradicionais na época romana. No Nordeste do Brasil organizam danças de quadrilhas. Santo Padroeiro da Ordem de Malta. São João tem sido venerado pelas Igrejas Ortodoxa, Católica e Anglicana. A Maçonaria praticante do Rito Escocês Antigo e Aceite, de origem católica, também promove a 'festa de São João de Verão'.


Andrea Solari - Salomé com a cabeça do Batista

 
João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, que vivia no deserto, e comia gafanhotos e mel. O caminho desse homem estranho e recluso, profeta de grande popularidade, cruzou com a da família real da época, a do rei Herodes Antipas da Galiléia. João condenou publicamente o fato do rei ser amante da própria cunhada, Herodíades. Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes, que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça degolada de João Batista sobre uma badeja, por volta do ano 30.
A tradição diz ainda que ele nasceu livre do pecado original e foi santificado ainda no útero de sua mãe. João é venerado com como um dos primeiros a seguirem uma vida de austeridade monástica. Na arte ele é mostrado batizando Jesus ou com um bastão que termina em forma de cruz. No Brasil é um dos três santos celebrados com grandes festividades no Nordeste. É o padroeiro da amizade e sua festa é celebrada no dia 24 de junho.

Guido Reni - São João Batista jovem

Receita da cidade de Foggia - região Puglia, sul da Itália

Ingredientes:

400 g de macarrão formato maccheroni
400 g de tomates pelados
150 g de azeitonas verdes picadas
8 filés de enchova dessalgados
2 colheres de sopa de alcaparras dessalgadas
100 ml de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho picado
150 g de queijo pecorino
pimenta-do-reino a gosto
6 colheres de sopa de salsa picada

Modo de preparar:
Doure o alho picado no azeite de oliva, acrescente as enchovas picadas e refogue um pouco. adicione as alcaparras, os tomates pelados, as azeitonas picadas e cozinhe por cerca de 10 minutos, em fogo médio. Enquanto isso, coloque bastante água para ferver, adicione o sal, e assim que a água começar a ferver, acrescente o macarrão. cozinhe-o al dente, escorra e salteie os macarrões no molho preparado previamente. Coloque na travessa de serviço e finelize pulverizando com a salsa picada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário