domingo, 12 de junho de 2011

Pentecostes


AFOGADO – receita tradicional da cidade de São Luiz do Paraitinga – São Paulo



A Festa do Divino Espírito Santo é uma festividade de origem portuguesa trazida para o Brasil no século XVI. É uma festa móvel, comemorada cinqüenta dias após a Páscoa no dia de Pentecostes. Tem como símbolo principal uma bandeira vermelha com uma pomba branca no centro, representando o Divino Espírito Santo. A cor vermelha da bandeira simboliza o fogo que se refere à forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos e à Virgem Maria no cenáculo.

São Luís do Paraitinga localiza-se no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. No final do século XVIII, a região do Vale do Paraíba era a mais povoada da Capitania de São Paulo e ponto de passagem na penetração para o interior, quando os Bandeirantes iam ao sertão à caça de índios, pedras e metais preciosos. A Festa do Divino é a principal festa do calendário da cidade, e na ocasião acontece a distribuição de Afogado aos participantes dos festejos.


Ingredientes:

¼ de xícara de azeite de oliva

2 colheres de sopa de alfavaca (manjericão grande) picada

2 colheres de sopa de cebolinha picada

2 colheres de sopa de hortelã picada

2 colheres de sopa de salsa picada

1 colher de chá de sal

1 kg de acém cortado em cubos pequenos

100 g de toucinho fresco cortado em cubos

3 litros de água

2 dentes de alho

1 cebola grande picada

2 folhas de louro

1 pitada de colorau


Modo de Preparar:

Frite a carne no azeite até dourar. Acrescente o toucinho, a cebola, o colorau, o sal, o alho, o louro e a água. Deixe cozinhar em fogo alto por 2 ou 3 horas,  ou até que a carne fique macia e desfiando. Se necessário, junte mais água (sempre quente). Quando estiver no ponto, prove o sal, adicione a alfavaca, a cebolinha, a hortelã e a salsa, mexa e sirva.
receita do livro O Céu na Boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário