sábado, 18 de junho de 2011

O primeiro livro brasileiro sobre Bolos Artísticos



Ontem tive a felicidade de comprar uma raridade: o livro Bôlos Artísticos de Dolores Botafogo. Ela foi a primeira cake designer brasileira, e a edição que adquiri é de 1950, e me parece ser a 1ª edição. Muitas das "confeiteiras" e "boleiras" brasileiras, e principalmente as cariocas, foram suas discípulas. Aliás, encontrei até mesmo o depoimento de uma delas em Portugal. Disse ter frequentado a escola de Dolores, aqui no Rio, no ano de 1965, quando aqui morou.



Na introdução da obra, ela afirma que "o presente trabalho tem a finalidade de transmitir o resultado de minha experiência sem divagações que só serviriam para dissimular lacunas e falhas".
Em uma primeira leitura superficial, dá para se notar que ela realmente dá "o pulo do gato", e suas receitas parecem bem adequadas e factíveis para a época em que foram escritas.
São bolos para as mais variadas ocasiões e formatos, sob os auspícios do "Açúcar Pérola", seu patrocinador.


Eis algumas ilustrações que selecionei e compartilho aqui:


Grande Valsa


Princesa Fátima


Bodas de Prata


Duplo Enlace


Bolo para Dois


Três Amores


2 comentários:

  1. vc tem mais materia a respeito de Dolores botafogo. Sou confeiteira artistica e gostaria de saber mais sobre a vida dela.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom? Tenho um blog sobre livros de receitas antigos e ao fazer a pesquisa sobre o meu próximo post - um livro da Dolores Botafogo e me deparei com o seu blog! Acho fantástico que outras pessoas façam o mesmo! Vou colocar um link para o seu artigo no meu post!
    O blog se chama "Comemos - Comida cultural" e o endereço é comemoscultura.blogspot.com
    Aguardo a sua visita!
    Obrigada!

    ResponderExcluir