terça-feira, 22 de novembro de 2011

Majólica ou maiólica?

Nicoló da Urbino - séc. XVI
majólica italiana

Já que falamos de majólica no post anterior, aqui vai um esclarecimento.
Técnica originada na Itália e introduzida na Península Ibérica em meados do século XVI. Não é simples esclarecer a origem do termo: talvez seja uma locução italiana para a ilha de Maiorca, porto de onde eram exportados os azulejos, ou uma metamorfose do termo Opera di Mallica usado desde o século XV para
designar a mercadoria italiana exportada do porto de Málaga. 
Já o termo faiança, utilizado a partir do século XVII, tem origem no centro da Itália, na cidade de Faenza, perto de Bolonha onde era produzida esta cerâmica. 


anônimo italiano do séc. XVI
Alegoria da Castidade 


A majólica revolucionou a produção de cerâmica pois permitiu a pintura direta sobre a peça já cozida. Após a primeira cozedura é colocada sobre a placa um líquido espesso (branco opaco) à base de esmalte estanífero (estanho, óxido de chumbo, areia rica em quartzo, sal e soda) que vitrifica na segunda cozedura. O óxido de estanho oferece à superfície (vidrado) uma coloração branca translúcida na qual é possível aplicar diretamente o pigmento solúvel de óxidos metálicos em cinco escalas de cor: azul cobalto, verde bronze, castanho manganésio, amarelo antimônio e vermelho ferro (que por ser de difícil aplicação pouco surge nos exemplos iniciais). Os pigmentos são imediatamente absorvidos, o que elimina qualquer possibilidade de correção da pintura (designada decoração ao grande fogo). A peça é então colocada novamente no forno com temperatura mínima de 850 °C revelando, só após a cozedura, as respectivas cores utilizadas.


anônimo italiano do séc. XVI
Triunfo do Amor


2 comentários:

  1. Eu avisei que ia à sua terra!! A gente poderia ter se conhecido, tenho certeza de que teríamos muito o que conversar. Acabei gravando uns poemas pra tv educativa, quando for ao ar aviso. Então acompanhe, tentarei conversar sobre sua maravilhosa cidade aos poucos!

    ResponderExcluir
  2. Bon jour!!! (achei que combina + com seu blog!)

    Vim no rastro da Angela, e gostei viu?

    Blog chic, de bom gosto, recheado de tudo que eu aprecio

    Muito Prazer,
    Sou Renata Boechat

    ResponderExcluir