sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bolinhos de arroz

Preciso confessar que eu adoro bolinhos de arroz. Quando eu ainda morava com minha mãe, vivia implorando para que ela fizesse bolinhos de arroz, e a desculpa que ela dava era sempre a mesma: "Não vou gastar as minhas calorias comendo arroz frito. Que seja ao menos por uma coisa melhor e mais gostosa", repetia ela. Hoje que não moro mais com ela entendo porque ela se recusava a fazer bolinhos de arroz... É porque de fato dá trabalho e pior, suja a cozinha toda, ainda mais uma micro-cozinha como a da nossa casa. Frituras aqui nem pensar. Carlos também adora bolinhos de arroz, mas também não se atreve a prepará-los.
Um dia, cheguei em Curitiba na casa de mamãe, e surpresa!!! Ela havia preparado bolinhos de arroz assados no forninho elétrico. Pareciam mais umas bolachas, mas estavam bem saborosos. Todo faceiro trouxe a receita para o Rio e um dia resolvi prepará-los. Foi um fracasso. A massa deve ter ficado mais líquida do que deveria, e aquelas coisas amorfas que eu havia colocado sobre a assadeira viraram um grude único, mais amorfo ainda. De sabor até que não estava ruim, mas a aparência era horrível. Mas não me dei por vencido e deixei quieto.
Na semana passada, navegando pela net, encontrei o blog da minha xará, Fabiana Pinfildi, que eu recomendo:

Bolinhos assados de arroz com brócolis

E a epopeia do bolinho de arroz chegou ao fim. Não faz quase nada de sujeira, é assado, leve, saboroso e muito fácil de preparar. Obrigado Fabiana. Você fez dois amantes de bolinhos de arroz ficarem muito, mas muito felizes.
Segue a receita:


Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de arroz cozido
50 g de queijo parmesão ralado
3 ovos batidos rapidamente
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de azeite de oliva
4 colheres de sopa de queijo branco picado
1 xícara de brócolis picados já cozidos (que eu não usei porque não tinha)
salsinha fresca picada a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparar
Aqueça o forno previamente, a 180 º. Em uma tigela misture o arroz cozido (e frio), o queijo ralado, a farinha de trigo e misture bem, para que tudo se incorpore. Em outra tigela bata os ovos, e em seguida, incorpore-os ao arroz, acrescente o azeite de oliva e misture tudo muito bem para formar um composto bem homogêneo. Por último coloque o queijo branco picado e a salsinha também picada, corrija o sal e tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Coloque a massa em formas especiais para muffins ou em formas de papel e asse por 30-35 minutos, até que fiquem dourados.
Uma delícia. (fotos de Carlos Ramos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário