sexta-feira, 13 de abril de 2012

14 de abril - Centenário do Titanic


Amanhã é o dia do centenário do naufrágio mais famoso de todos os tempos. Livros, filmes, muitos sites, fãs, estudiosos e curiosos, todos querem - ou queremos - saber mais sobre o que de fato possa ter ocorrido naquela noite de 14 de abril de 1912.
Eu diria que a nós interessa, em especial, saber o que se comeu naquela noite. Com todo o respeito, por favor, às vítimas. Eis aqui o cardápio do último jantar servido a bordo do Titanic, no dia 14 de abril de 1912, horas antes do navio afundar.
Como dá para se notar, a escolha dos pratos reflete o gosto da época, suntuoso eu diria, e foi servido aos 325 passageiros que viajavam na Primeira Classe do navio. O louça não era menos refinada também, como podemos ver.



Depois de longa pesquisa, encontrei a receita do Waldorf Pudding, e a transcrevo aqui:

Ingredientes:
2 maçãs verdes descascadas
1 colher de sopa de manteiga
1/3 de xícara de açúcar
½  xícara de passas brancas
1 colher de sopa de suco de limão
½  colher de sobremesa de gengibre picado
2 xícaras de leite
4 gemas
1 pitada de noz-moscada
1 colher de chá de essência de baunilha
manteiga para untar

Modo de preparar:

Corte as maçãs em fatias finas. Numa frigideira, derreta a manteiga e cozinhe as maçãs por um minuto. Acrescente o açúcar, mexendo por 3 minutos, para que as maçãs fiquem carameladas. Unte 6 forminhas individuais e distribua, no fundo e nas laterais delas, as fatias de maçã. À parte, misture as passas, o suco de limão e o gengibre. Reserve. Aqueça um pouco de leite, sem deixar ferver. Acrescente as gemas batidas e misture até ficar bem homogêneo. Coloque o leite restante, a noz-moscada e a baunilha. Leve ao forno, em banho-maria, por cerca de 45 minutos ou até que o creme esteja firme como um pudim Sirva com molho de baunilha ou de chocolate.

Encontrei ainda outro cardápio, da mesma data, porém do almoço. Este cardápio foi leiloado semanas atrás por 117 mil dólares, e estava na mesa do banqueiro americano de San Francisco, Washington Dodge. Especialistas dizem que o cardápio é um dos itens mais importantes da memorabilia do Titanic vendidos recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário