sábado, 14 de abril de 2012

Dia Internacional do Café

Hoje é o dia internacional do Café, uma das bebidas mais consumidas do mundo. Cafezinho, espresso, vienense, moka, hag, cappuccino, irish, decafeinado, orgânico, gourmet, de coador de pano, de papel, café turco, de máquina, de cafeteira elétrica, não importa. O que importa é que um café sempre cai bem. E não apenas em sua forma líquida, mas também como ingrediente de algumas receitas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, a ABIC, no ano de 2011 foram consumidas 131 milhões de sacas de café odo o mundo, o equivalente a 786 milhões de xícaras de café!
Para comemorar a data daquele que já foi o produto agrícola mais importante do nosso país e carro-chefe das nossas exportações, preparei muffins de café com chocolate amargo.



120 g de farinha de trigo
70 g de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
50 ml de óleo de soja ou canola
30 ml de café espresso bem forte
125 ml de iogurte natural
2 ovos
150 g de chocolate amargo ou 70% de cacau

Modo de preparar
Aqueça o forno a 180º. Bate o açúcar com os ovos, adicione o óleo e continue batendo. Assim que estiver cremoso adicione a farinha de trigo e o fermento peneirados e continue batendo para incorporar bem. Por último adicione o café e o iogurte. Misture tudo muito bem e coloque em formas especiais para muffins. Quebre o chocolate em pedaços, introduza um pedaço em cada forma e asse por 20-25 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário