Um vento do deserto soprou em Ipanema no último sábado e trouxe os perfumes do Maghreb ( المغرب ) para a nossa cozinha. Perfumes pungentes de cardamomo, de noz moscada, de pimenta e açafrão, misturados ao doce das ameixas e das castanhas. Resultado: mignon de porco com ameixas, castanhas e curry acompanhado de cuscuz marroquino, com arabic lounge de trilha sonora.
Ingredientes
1 kg de mignon suíno em cubos
3 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de curry em pó
1 xícara de ameixas secas sem semente
1/2 xícara de castanhas do pará laminadas (ou amêndoas, se preferir)
frutas secas para decorar (damascos, tâmaras, nozes, amêndoas)
coco ralado ( opcional)
sal a gosto
Modo de preparar
Refogue o alho no azeite de oliva e assim que começar a suar adicione o mignon e sele bem. Aos poucos vá adicionando água morna, para obter um pouco de molho. Decorridos 15 minutos, abaixe o fogo, tempere com sal e curry, adicione 150 ml de água, tampe a panela e deixe cozinhar lentamente. Passados mais15-20 minutos, mexa a carne, adicione mais água, se necessário, coloque as ameixas, tampe a panela e deixe cozinhar mais alguns minutos. Repita essa operação de colocar um pouco de água, sem se cansar, pois a carne deve cozinhar em "slow cooking". Estará pronto assim que a carne estiver bem macia e o molho denso e escuro. Prepare o cuscus conforme as instruções da embalagem. Digo isso pois marcas diferentes, certas vezes, requerem tempos e quantidades de água diferentes.
Sirva o cuscus, a carne, salpique coco ralado sobre a carne (opcional) e decore com um damasco, ou tâmara e uma noz. E bom apetite, ou sarteém, em árabe!